A principal função da ouvidoria municipal é fomentar um canal direto de comunicação entre as administrações públicas e os cidadãos. A ouvidoria é indispensável para que a administração viabilize o relacionamento democrático com a sociedade, além de ser um instrumento fundamental para garantir transparência aos órgãos públicos. Entendendo a importância da ferramenta na transparência da administração e prezando pelo bom relacionamento com os cidadãos esta administração disponibiliza aqui todas as ferramentas necessárias para o funcionamento online da Ouvidoria Municipal.
A Ouvidoria desempenhará o papel de mediadora entre as secretarias municipais e os cidadãos. Os manifestantes poderão relatar as necessidades da cidade, fazer denúncias, reclamações, solicitações de informações, dar opiniões e fazer sugestões sobre qualquer assunto relacionado à cidade.Pela página da ouvidoria, qualquer pessoa, identificada ou não, poderá enviar manifestações à Prefeitura Municipal. No fluxo da ouvidoria, a manifestação será encaminhada ao Ouvidor Municipal e ele direcionará o chamado à secretaria responsável. Após a secretaria responder ao chamado, ele será novamente encaminhado ao Ouvidor, que enviará o parecer ao manifestante.
Para gerar ainda mais transparência e aumentar o controle social sobre as manifestações enviadas, o cidadão que se identificar receberá, após efetuar o chamado, o número de protocolo para consultar, quando quiser, o andamento da manifestação. Além disso, relatórios e gráficos, apresentando o fluxo de atendimento, estão disponibilizados nesta página, agrupando todos os serviços da ouvidoria em um só local para facilitar o controle social. Todos os recursos necessários para abertura, acompanhamento e fiscalização dos atendimentos realizados estão disponíveis aqui.
A Ouvidoria procura ajudá-lo a encontrar caminhos para resolver problemas que você tenha tido com qualquer agente, órgão, departamento ou secretaria do Poder Executivo do Município de Paraopeba. Caso suas questões de dúvidas, elogios e sugestões sejam da competência de outros órgãos da administração pública, a Ouvidoria irá orientá-lo quanto à maneira mais adequada para seu atendimento.
O prazo máximo de resposta ao usuário será de 20 dias corridos, prorrogáveis por mais 20 dias mediante justificativa expressa.
Obs.: Você pode ganhar mais agilidade na sua manifestação caso utilize os outros canais da prefeitura, como o FALA CIDADÃO, para pedido de informações, de serviços ou outras solicitações. Dê preferência para esses canais e só use o canal de Ouvidoria caso suas solicitações não sejam atendidas de forma oportuna ou para fazer denúncias.
CLIQUE AQUI para acessar os serviços do FALA CIDADÃO.
CLIQUE AQUI para acessar o FALE CONOSCO.
DECRETO DE REGULAMENTAÇÃO DO SERVIÇO DE OUVIDORIA (CLIQUE AQUI)
PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE O SERVIÇO DE OUVIDORIA (CLIQUE AQUI)
A informação que você precisa pode estar listada na Página de Perguntas Frequentes
Clique aqui para acessar o FAQ
Clique e veja os serviços disponíveis
Acesse a Guia de Serviços AQUI